Links

Sobre o Rio Antigo e Seu Autor

Desde criança sempre gostei de ver fotos do Rio antigo. Sempre tive uma enorme curiosidade de saber como era o espaço urbano em outros tempos, como as pessoas viviam, etc 

A partir da minha juventude, sempre que uma revista ou jornal publicava alguma, recortava-a e guardava em uma pasta que criei especialmente para isso. Não era o melhor local para guardar tal conteúdo porque deixá-lo parado em uma pasta numa estante, com tanta gente compartilhando o mesmo interesse, realmente é o fim.

Até o advento da Internet, a única forma de publicar, de criar um espaço para discussão e troca de idéias sobre o Rio antigo seria publicar um livro ou expor em uma galeria, algo que ainda é inacessível a grande parte das pessoas, inclusive a mim. E assim mantive minha paixão em uma estante...

Em 1998 fui descobrir a Internet, uma Internet mais lenta e bem diferente da atual. Não existia o Blogger e nem o WordPress. Talvez o Geocities. Banda larga, o que era isso mesmo?

O primeiro site que crie foi no Geocities, chamado FilialVirtual, em 2000, que tinha a intenção de reunir informações para empresários e empreendedores, com o que eu vinha de revolucionário para os negócios em relação a Internet nos Estados Unidos.

O FilialVirtual acabou "falindo" devido a minha carreira  e deixou de ser atualizado. Algum tempo depois o Geocities o retirou do ar. Muito tempo depois, foi o Yahoo que acabou com o Geocities.

Só fui voltar a ter um site após fazer uma viagem a China em 2006 onde fiquei chocado com a utilização da Internet lá. Anotei uma série de idéias que começaram a ir a frente em maio de 2007. Na vida da gente existem os chamados momentos da verdade - na minha, um deles ocorreu em 23 de maio de 2007 quando corria de manhã na praia do Leblon: foi o dia que decidi e criei meu primeiro site "profissional".

Comecei a pesquisar sobre receitas de propaganda e fiquei surpreso com o tamanho do mercado que existe nos EUA, e do mercado potencial no Brasil. E assim me tornei sócio de uma empresa com uma grande quantidade de sites, que procuram responder perguntas "monetizáveis" dos usuários da Internet, no Brasil, nos EUA e em outros países. Perguntas monetizáveis são aquelas que as respostas levam a pessoa a fazer uma ação, preferencialmente clicar em um anúncio de propaganda :). Afinal tenho de pagar minhas contas... 

Em 2009 fui retirar a minha paixão sobre o Rio antigo da estante. Já tinha um bom conhecimento do funcionamento da Internet, até pelo negócio da minha empresa, e conhecia o Blogger, que caiu como uma luva para publicar fotos e vídeos, sem ter de começar um site "do zero".

O Rio antigo não é um site com fim comercial e sim um hobby (mas nem por isso não vamos deixar de colocar anúncios, não é mesmo?)



Essa é a história do blog Rio antigo e do seu criador, Henrique Cavalcanti !

Caso você tenha alguma sugestão para um artigo, enviei um e-mail