Links

7 de janeiro de 2014

Rio de Janeiro: trilhas e cachoeiras entre o mar e a montanha e indicação de guia

Um dos aspectos mais fascinantes do Rio de Janeiro é a grande quantidade de opções de lazer proporcionadas por trilhas, cachoeiras e mirantes da cidade. Tais opções de lazer existem por que parte da cidade está imprensada entre o mar e a montanha, que é coberta com a maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca.

No entanto, apesar de tantas opções de lazer existentes, muitos moradores e grande parte dos turistas não as aproveitam pelos seguintes motivos:
  • Como boa parte das trilhas e cachoeiras está situada em morros próximos de comunidades carentes, várias antigamente dominadas pelo tráfico de drogas, havia um risco de encontrar bandidos no meio da mata;
  • Não é fácil encontrar guias que conhecem bem tais locais.
Felizmente para quem quer desfrutar dessas opções de lazer as UPPs retomaram do controle do tráfico de drogas várias áreas da cidade onde existiam trilhas e cachoeiras que deixaram de ser frequentadas pelas pessoas com medo da violência.

O problema é que ainda continua sendo difícil encontrar guias que conheçam bem as trilhas e cachoeiras. Mas isso também está melhorando pois vem crescendo a quantidade de corredores de trilhas no Rio de Janeiro, que passam quase diariamente por trilhas e cachoeiras desconhecidas por grande parte dos cariocas.

Um desses corredores de trilha é o meu amigo Felipe Marotta, vulgo “Gatinho” na Praia do Leblon, conhecedor de uma infinidade de trilhas, cachoeiras e mirantes da cidade. Para quem quer explorá-las aconselho, como fiz, a se informar com o Felipe ou até mesmo contratá-lo para ser o guia da excursão. 

Contatos com o Felipe podem ser feitos por:

Você também pode conhecer um pouco das aventuras (e loucuras...) do Felipe no seu site http://almaaudaz.blogspot.com.br/

Felipe Marota, corredor e grande conhecedor de trilhas
e cachoeiras no Rio de Janeiro

Trilha no Morro da Urca e seu visual por Felipe Marotta


Feita a indicação do Felipe como guia, um site que acho muito legal, com a descrição de várias trilhas, cachoeiras e passeios no Rio de Janeiro é o E-trilhas
Várias opções de trilhas, passeios e cachoeiras no Rio de Janeiro
Como não conheço os guias do E-trilhas, deixo apenas indicação do Felipe.

Nenhum comentário: