Links

23 de outubro de 2012

Ônibus do Rio antigo - de 1928 a 1949

Ontem, dia 22/10/2012, aconteceu uma tragédia com um ônibus da Viação 1001 deixando nada menos do que 14 mortos e 15 feridos ao despencar de uma ribanceira na rodovia Rio-Teresópolis (BR 116), na altura de Guapimirin, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Um acidente triste cujas causas, no momento que escrevo, ainda não são perfeitamente conhecidas mas que parecem ter fortes indícios de uma falha mecânica dos freios. Pelo relato de várias testemunhas o motorista parece ter sido um herói ao evitar a colisão do ônibus com outros veículos e ao tentar preservar o maior número de vidas:
"Rio -  O motorista Eduardo Fernandes, de 44 anos, morto no acidente com o ônibus da Viação 1001, na Serra de Teresópolis, na altura de Guapimirim, na Baixada Fluminense, pediu aos passageiros que se sentassem e colocassem o cinto de segurança ao perceber a alta velocidade do veículo. Seis parentes de vítimas internadas no Hospital das Clínicas de Teresópolis, confirmaram a informação."

Embora tão criticados, seja pela conduta pouco profissional de vários motoristas, pelo calor infernal, pelo excesso de passageiros, os ônibus fazem parte da vida de milhões de moradores do Rio de Janeiro. E, na verdade, na grande maioria das vezes nossas viagens são tranquilas e sem sobressaltos. Por isso dedico o post abaixo ao motorista de ontem, que infelizmente faleceu, e aos outros milhares de motoristas que vão continuar levando as pessoas nos ônibus que dirigem com prudência e responsabilidade.

As fotos vem de uma apresentação em Powerpoint que recebi por e-mail algum tempo atrás. Infelizmente não posso dar crédito a maior parte delas. Ao olhá-las nos lembramos de um Rio que passou, de uma época que carros e motos não eram tão acessíveis e que a cidade era bem diferente, sem tantos engarrafamentos.

Linha Praça Mauá-Leblon, no ano de 1928  
Linha Jacaré - Copacabana, no ano de 1930. Será que nessa época o ônibus era tão "sinistro" de entrar quanto o 474 e 472 em dia de praia lotada?
Linha Urca-Ipanema em 1944. Não devia ser anda fácil entrar em um ônibus desses, de terno, no dia de verão com os termômetros chegando a 40oC....
Linha Praça Tirandetes-Penha, no ano de 1948. Aparentemente as janelas desse ônibus permitiam uma circulação de ar maior do que muitos modelos atuais.
Linha Lins-Urca, ano de 1949. Interessante notar que esse ônibus é maior do que os modelos das fotos anteriores

2 comentários:

moveis de escritorio - Prodis disse...

Olá!!! Fotos históricas e legais.

Anônimo disse...

Que terrível todas essas tragedias. Qualquer coisa que eu possa ajudar em relacao a oftalmologia no rio de janeiro, sempre podem contar comigo.
Odeio os acidentes porque alguém da minha família também passou por isso...