Links

5 de janeiro de 2010

Tunel e o elevado do Joá ajudam a criar um novo estilo de vida na Barra

Chegar a Barra até o início dos anos 70, vindo da Zonal Sul, não era fácil e além disso demorado. O acesso só veio a se tornar rápido com a construção do tunel e do elevado do Joá na década de 1960 e início dos anos 1970.

As duas fotos dessa postagem são da década de 1960 e pertecem ao acervo Ayrton Luiz Gonçalves. Elas mostram a construção do viaduto sobre o canal da Joatinga para acesso ao tunel do Joá e a contrução do elevado.


Essas obras foram das do tipo que criam um novo estilo de vida no Rio.

Elas tornaram viável a implementação de grandes condomínios, começando por Nova Ipanema, Novo Leblon, Barramares, Atlântico Sul e muitos outros.

Para a cidade esses condomínios eram um novidade pois consistiam de uma mistura de áreas residenciais, clubes esportivos e áreas de lazer.

O sucesso desse novo estilo de vida resultou em uma explosão imobiliária na Barra que permanece até hoje.

Críticas existem para as gerações que nasceram e cresceram neles. Muitos dizem que elas praticamente desconhecem o restante da cidade, o que não deixa de ser verdade em muitos casos.

Da mesma forma que seriam alienados em relações a uma série de problemas sociais que o Rio enfrenta, como o crescente processo de favelização, por exemplo.


Não consigo me lembrar de nenhuma via atual que tenha essa característica de criar um novo estilo de vida tal como o elevado e o túnel do Joá ajudaram a fazer.

Fala-se muito de Lúcio Costa mas na verdade o primeiro planejamento oficial foi feito em 1951, prevendo a união dos dois extremos da Barra, chamado de Plano de Diretrizes para as Vias Arteriais da Planície de Jacarepaguá, a cargo do engenheiro Hermínio de Andrade e Silva.

Nesse plano as principais vias atuais da Barra já estavam contempladas. Em 1969 o arquiteto Lúcio Costa aproveitou quase totalmente o que previa o plano, para estabelecer as linhas gerais do Plano Piloto



Um comentário:

Adinalzir disse...

Muito bom o texto... Começa aí a ganância imobiliária no sentido Barra, Recreio dos Bandeirantes e aos poucos irá chegar a Campo Grande (via Grota Funda) e daí as praias da Costa Verde. Esse é o destino. :-)