Links

12 de janeiro de 2010

Barra, perto da Avenida Ayton Senna em 1930, e hoje

Ao ver a foto abaixo da década de 1930, de um local perto da cruzamento da atual Avenida Ayrton Senna com a Avenida das Américas, tentei procurar através do Google Imagens uma foto atual do mesmo local.

Não consegui. Mas não me dei por vencido. Fui no Google Earth e capturei uma imagem, com um  posicionamento parecido com o original do fotógrafo dessa foto ao lado.

Me surpreendi com a transformação porque passou esse local em cerca 70 anos.

De poucas ou nenhuma construção na década de 1930 esse local hoje em dia é densamente povoado em suas proximidades, grande parte por favelas. A vegetação do morro em primeiro plano também ficou mais densa o que dificultou um pouco comparar as imagens.




Hoje, em volta desse morro temos as favelas do Canal do Anil, Araticun, Estrada do Sertão e Rio das Pedras.

Fato muitas vezes esquecido por uma suposta "elite" local, a Barra da Tijuca também é composta de favelas, muitas favelas na verdade. Talvez salvo a Urca e o Leblon (há controvérsias quanto a esse último pois muitos consideram a Cruzada São Sebastião uma favela...), todos os bairros do Rio enfrentam problemas de habitação que acabam resultando em favelas.

Um comentário:

Adinalzir disse...

Achei excelente a comparação da foto dos anos 30 com a imagem do Google Earth. É um ótimo programa para esse tipo de trabalho.

Abraços, :-)