Links

29 de dezembro de 2009

O túnel velho em Copacabana - foto do Rio antigo

Essa foto é do Túnel Velho a primeira ligação efetiva da Zona Sul do Rio com o restante da cidade.

Infelizmente o diretor de cinema Fábio Barreto sofreu recentemente um acidente de carro nesse mesmo local, sofrendo sérios ferimentos na cabeça. Esperamos que se recupe e continua a dirigir filmes com a maestria de sempre, que já lhe rendeu indicação para o Oscar.

Mas voltando ao Túnel Velho: foi construído em 1892 pelo engenheiro Coelho Cintra e é considerado o primeiro grande marco de urbanização e desenvolvimento do bairro de Copacabana. Seu nome verdadeiro é túnel Alaor Prata, denominação que passou a ter quando do seu alargamento em 1927. No entanto é mais conhecido como Túnel Velho, sua construção levou oito meses e foi concluído em 1892 ano, que passou a ser considerado, da fundação de Copacabana.

Ele é conhecido por túnel velho desde 1904 quando foi aberto o túnel novo, na Avenida Princesa Isabel.



Um aspecto interessante da construçãodo túnel velho para ligação à Copacabana é que a construção pode ser considerada uma das primeiras parcerias público-privadas da história do Brasil.
 
Quem o contruiu foi a companhia Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico. Começava a haver interesse na expansão imobiliária do bairro de Copacabana mas existia uma grande dificuldade de acesso ao bairro, que era isolado por inúmeros morros.  A construção veio a facilitar a expansão.
 
E a Companhia Ferro-Carril acabou ganhando 2 vezes com o tunel: a primeira vendedo alguns terrenos que ela tinha em Copacabana e que se valorizaram com a abertura do tunel; a segunda com a expansão das linhas de bondes para o bairro - a primeira linha de bonde de Copacabana cruzava o tunel velho

Um comentário:

Adinalzir disse...

Com a participação da Companhia Ferro-Carril no negócio, está evidente o interesse dos grandes grupos econômicos... Estava acesa a chama do progresso, o negócio agora é povoar e lotear Copacabana. :-)