Links

28 de dezembro de 2009

A Avenida Paulo de Frontin antes do elevado - Fotos do Rio antigo

Em uma grande intervenção urbanística na cidade do Rio, decidiu-se construir o Elevado Engenheiro Freyssinet, muito mais conhecido pelos cariocas como Elevado Paulo de Frontin.



Hoje é passagem obrigatória para quem vai ou volta da Zona Sul passando pelo tunel Rebouças. Seria inconcebível imaginar o fluxo de carros que hoje passam diariamente por ele na Avenida Paulo de Frontin, logo abaixo. Se por um lado desafogou o trânsito no bairro do Rio Comprido, foi também responsável pela grande desvalorização dos imóveis de lá. As fotos logo abaixo eram da Avenida Paulo de Frontin em 1923/ 24,  bem antes do viaduto. Repare o morro do Cristo Redentor ( que não existia na época....) ao fundo.





No entanto a história desse elevado não é só de glórias - nele aconteceu uma das maiores tragédias da história do Rio, hoje esquecida ou desconhecida por muitos cariocas.Em 20 de novembro de 1971, 112 metros do elevado desabaram quando ele estava em fase final de conclusão. A tragédia ocorreu quando um caminhão-betoneira, com oito toneladas de cimento e pedra, passava sobre o elevado em construção na altura do cruzamento com a Rua Haddock Lobo. A tragédia deixou 48 pessoas mortas e dezenas de feridas.



Com o bloqueio da Rua Haddock Lobo e o fechamento parcial do Túnel Rebouças, um enorme congestionamento paralisou a cidade. A tecnologia da construção do viaduto na época era considerada revolucionária. Ou por ser nova ou por ser o início da impunidade que assolaria o Rio e o Brasil, nunca foram apontados responsáveis para o debamento. Quando da reconstrução o governo achou mais prudente fazert um teste de carga mais rigoroso até mesmo para tranquilizar a população. Colocou vários caminhões carregados no elevado como mostra a foto abaixo.



O acidente obrigou a reconstrução do vão e o reforço estrutural de todo o viaduto. Aproveitando estas intervenções, o governo do antigo estado da Guanabara decidiu estendê-lo por quase dois mil metros, até o Campo de São Cristóvão, em cima da Rua Figueira de Melo, o que veio a se tornar a parte mais antiga da Linha Vermelha.

Nenhum comentário: